Diferenças entre HD, Full HD e Ultra HD

A resolução da tela também é importante, pois dela depende a qualidade da imagem. No mercado, o mais comum é a Full-HD (HD é de High-Definition), com resolução de 1.920 x 1.080 linhas. Em alguns modelos menores, de 32 polegadas ou menos, pode ser encontrada a resolução HD, de 1.280 x 720 linhas.

A resolução mais alta disponível atualmente é a Ultra HD, também conhecida por 4K, com resolução de 3.840 x 2.160. O número de pixels é quatro vezes maior do que no Full HD, totalizando mais de 8 milhões de pixels. Neste caso, vale lembrar que quanto mais pixels, melhor a qualidade de imagem.

Porém, o conteúdo em 4K ainda é bastante escasso: o Netflix tem apenas quatro documentários com essa resolução e a segunda temporada de House of Cards. Mais conteúdo está por vir, mas para que ele chegue à casa do consumidor a própria Netflix recomenda o mínimo de 15 Mbps para que o vídeo seja executado sem problemas. E ao contrário do Full HD, encontrado em filmes Blu-Ray, os conteúdos 4K não possuem uma mídia digital que os comporte. Uma solução ainda está em desenvolvimento e prevista para 2015.

Também é importante dizer que o padrão brasileiro de televisão digital por enquanto só entrega imagens em no máximo Full HD (1.080i). Ou seja, transmissão 4K só em canais pagos ou de caráter experimental. Resumindo, não há quase nada para ver em 4K atualmente, mas as fabricantes seguem investindo forte.

Fonte: Ig

Eletrônica ArtvideoDiferenças entre HD, Full HD e Ultra HD