Quantas polegadas deve ter a minha TV?

Uma das primeiras perguntas a se fazer antes de comprar uma televisão diz respeito ao seu tamanho. Pense não apenas no que você gostaria, mas onde ela ficará dentro da sua casa, se pendurada na parede ou em cima de um móvel e, especialmente, no tamanho do ambiente em que a TV será colocada.

Existe uma correlação entre o tamanho da tela e a distância do sofá que se costuma respeitar, mas não é uma obrigação. As TVs atuais têm tanta resolução que sentar perto demais da tela não chega a prejudicar a experiência, ou seja, você não verá os detalhes do pixels. Porém, é bom lembrar, pode cansar sua visão.

De modo geral, a distância de visão da TV deve ser de duas vezes a medida da diagonal da tela. O cálculo, portanto, é dobrar as polegadas da TV e multiplicar o resultado por 2,54, para converter de polegadas para centímetros. Por exemplo, em uma TV de 40 polegadas, a conta deve ser 40 (a medida da tela) x 2 x 2,54. O resultado é de 203 centímetros, ou seja, dois metros. Já no caso de uma TV de 60 polegadas, seguindo a mesma regra, a distância deve ser de cerca de três metros.

A cada ano que passa, as telas estão maiores. Em geral, os tamanhos disponíveis no mercado brasileiro variam de 26 a 60 polegadas, mas elas podem chegar a 105 polegadas. Nesse caso, os preços não são nada convidativos: entre R$ 300 mil e R$ 500 mil.

Em 2014, várias fabricantes trouxeram para o Brasil modelos de tela no formato curvo. Muito embora sejam proclamadas como um grande recurso de imersão pelas empresas, seus benefícios são limitados. Por isso, a tela curva acaba como uma questão de gosto do freguês mais do que de utilidade.

Fonte: Ig

Eletrônica ArtvideoQuantas polegadas deve ter a minha TV?